Como Descobrir Informações Sobre o Italiano para realizar o Processo de Cidadania Italiana?

Como Conseguir Informações Sobre o Italiano?

Documentos necessários para a Cidadania Italiana, como conseguir os documentos do italiano?

Esta solicitação deve ser feita diretamente a um comune ou igreja na Itália.

Você terá basicamente duas opções, fazer este trabalho sozinho ou contratar um profissional de busca.

Caso tenha interesse em contratar um serviço de busca de documentos na Itália, entre em contato com robsonbonin@vidaitaliana.com

sobrenomes-italianos

 

Uma solicitação como esta pode ser feita por carta, e-mail ou telefone, dependendo do seu domínio da língua italiana.

Se você já conhece o sobrenome italiano que pode te dar o direito à Cidadania Italiana.

O primeiro requisito para fazer uma solicitação deste tipo é saber qual o local exato de nascimento do seu ascendente italiano ou antenato italiano.

 

Divisão do Território Italiano

Muitas pessoas confundem a divisão do território italiano, você precisa entender a diferença entre Região Italiana, Província Italiana e Comune Italiano.

A Itália é composta por Regiões Italianas que são compostas por Províncias Italianas e que são compostas por Comunes Italianos ou como chamamos aqui no Brasil cidades.

Neste post falo um pouco mais sobre a divisão do território italiano. leia mais.

mapa-itália

 

Uma confusão muito comum, acontece por uma diferença entre a nossa cultura e a dos italianos. Normamelte quando se pergunta a um italiano, “de onde você é?” ele vai responder o nome da província (cidade) ao invés do comune italiano.

Outra confusão vem do fato da Província Italiana levar o nome do principal comune ou cidade, aí quando encontramos informações nos documentos brasileiros acabmos confundindo Província com Comune.

DICA: Você provavelmente encontrará o nome da província e não do comune nos registros brasileiros.

Provavelmente seu Antenato Italiano veio de alguma cidade pequena e não dos grandes comunes italianos, isto é mais provavel pois a maioria do imigrantes que vieram da Itália sairam de lá por conta das dificuldades, e as maiores dificuldades vinham das cidades pequenas e zonas rurais.

Desvendando os Segredos do Italiano

Vamos começar a nossa busca das informações do Italiano. Agora, neste primeiro passo, o grande sergredo é você buscar informações no Brasil ao invés da Itália. Seu antepassado com certeza deixou um rastro com informações valiosas, e informações aqui no Brasil serão muito mais faceis de encontrar.

Então, se você não sabe com certeza onde é o comune em que seu Antenato Italiano nasceu, vamos concentrar nossos esforços para conseguir as certidões ainda no Brasil.

Caso não encontremos as informações necessárias nas próprias certidões que usaremos no processo, faremos o uso de outros documentos que irão nos auxiliar neste caso, como a Certidão de Desembarque ou outros documentos semelhantes.

Voltando para o mais importante, seu foco deve ser em conseguir a certidão de nascimento do filho do Italiano e a Certidão de Casamento do Italiano, caso ele tenha se casado no Brasil.

Quando o italiano foi se casar no Brasil, ele respondeu as perguntas: “qual o nome dos seus pais?” e também “de onde você é?”, logo se ele respondeu estas perguntas com certeza você encontrará alguma informação relevante na sua Certidão de Casamento dele.

Ao descobrir que ele se casou no Brasil, não deixe de solicitar junto com a Certidão de Casamento a Habilitação de Casamento, nela você pode encontrar informações ainda mais específicas sobre o Italiano.

Se você está lendo este texto, mas ainda nem começou a busca pelos documentos, uma maneira de começar, é pela sua Certidão de Nascimento em Inteiro Teor e ir seguindo em frente com as informações contidas nela.

Outro ponto importante é você saber quantos filhos seu Antenato Italiano teve, você pode encontrar na certidão de nascimento de outros filhos dele o que não encontrou na certidão do seu Antenato.

Além do local de nascimento do Antenato Italiano, precisaremos também da sua data de nascimento, seguindo os passos anteriores você deve procurar nas certidões que já possui a Data de Nascimento do Italiano.

Se não encontrou, uma ótima ideia é solicitar a certidão de óbito do Antenato Italiano. Nela você terá no mínimo o ano de nascimento, pois na certidão de óbito contem a idade em que ele faleceu.

Se você já está com todos os documentos em mãos e ainda falta alguma das informações necessárias como Data de Nascimento ou Local Exato de Nascimento, veja alguns outros recursos que você pode utilizar.

Lista de opção extras de pesquisa:

Hospedaria dos imigrantes: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/

FamilySearch: https://familysearch.org/

Arquivos públicos do Paraná – http://www.arquivopublico.pr.gov.br/

Arquivos públicos de São Paulo – http://www.arquivoestado.sp.gov.br/

Você também pode pesquisar sobre a origem do sobrenome italiano da sua familia: http://www.gens.info/

Escrevi um livro digital explorando estas incríveis vantagens em ter a dupla nacionalidade

Maneiras para Solicitar o Documento do Italiano

Tenho um vídeo que fala sobre como Conseguir os Documentos do Italiano:

Também tenho um post que fala mais sobre o assunto…leia mais

Bem provavelmente nas certidões de casamento ou óbito você também encontrará alguma informação sobre o local de nascimento (muitas vezes apenas a província).

Após descobrir o ano de nascimento, vamos ao site do Memorial do Imigrante:

Cidadania Italiana - Memorial do Imigrante

Procure pelo nome do seu antenado e caso encontre solicite a certidão de desembarque, aqui você poderá encontrar informações muito valiosas.

Seus próximos passos para adquirir o documento basicamente serão os de descobrir se será um documento civil ou religioso. Conhecidos na Itália como ATTO DI NASCITA e CERTIFICATO DI BATTESIMO.

Os dois diferentes tipos de documentos, se dão ao fato da obrigação em relação aos registros civis que se deu em diferentes datas dependendo da região da Itália, por isso é muito difícil dizer com certeza qual será o tipo de documento do seu Antenato Italiano.

Uma maneira eficaz de tirar esta dúvida, é com a informação de onde o Antenato nasceu, encontrar o contato do UFFICIO ANAGRAFE do determinado Comune e perguntar ao oficial qual data passou a serem realizados os registros civis.

Se o seu caso for o documento civil, usar este mesmo contato para realizar a solicitação do documento. Se não, terá que encontrar em qual Igreja encontra-se a certidão de batismo.

Robson Bonin

Sobre robsonbonin

Fascinado por ajudar as pessoas a superarem os obstáculos da vida, ele tem dedicado o tempo a fazer com que as pessoas reconheçam a própria Cidadania Italiana.

5 Comentários

  1. Luciano

    Boa noite Robson!
    Já achei a cidade onde meu bisavô nasceu na Itália, e já consegui a certidão de nascimento, mas não encontro a certidão de casamento. Mas tudo indica que ele já veio da Itália com 4 filhos.
    Porque achei o registro da entrada dele com a minha bisavó e quatro filhos em uma hospedaria em juiz de Fora, onde consta também o nome de meu trisavô e trisavó, em 1895. E neste documento o filho mais velho já tinha 8 anos.
    Em outro documento consta duas irmãs dele, com entrada em 1981, assim, se eles chegaram todos juntos, ele já veio casado, já que o filho mais velho já tinha 8 anos.
    Você tem ideia de como faço pra encontrar a certidão de casamento dele na Itália?

    Desde já agradeço!

    Luciano

    Responder
    1. Luciano

      Errei um pouco nas informações! O documento das irmãs, é da chegada delas no Brasil em 1891.

      Responder
      1. robsonbonin

        Fala Luciano, tudo bem?

        Você sabe onde a mulher do seu antepassado italiano nasceu? Uma prática comum daquela época era se casar na mesma cidade de nascimento da esposa.

        Responder

  2. I have checked your site and i’ve found some
    duplicate content, that’s why you don’t rank high in google’s search results, but there is a tool that can help you to create 100% unique articles,
    search for; Boorfe’s tips unlimited content

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *